quinta-feira, 21 de julho de 2011

Wall-e

 Wall-e é uma animação americana de 2008 produzido pela Pixar Animation Studios. A história que o filme apresenta é uma crítica a nossa sociedade, da maneira em que vivemos e o fato de não preservar a natureza como devíamos. A animação se passa no ano 2805, após 700 anos de consumismo sem a preocupação com o ecossistema, poluindo a atmosfera com gases tóxicos e deixando-o coberto de lixo, a Buy-n-Large (BnL) megacorporação que facilitou a degradação da Terra, resolve evacuá-la para uma gigantesca nave estelar (Axiom) e deixar  um exército de robôs compactadores de lixo (chamados WALL-E - abreviação de Waste Allocation Load Lifter Earth-Class, que em português é: Localizador e Coletor de Lixo Classe Terrestre) para limpar a Terra, durante um período que a priori eram de 5 anos.

Porém só um Wall-e permaneceu ativo, graças ao auto conserto, ele pegava peças dos outros robôs e ia trocando pelas dele que já não estavam mais funcionando corretamente. Ele continuava compactando o lixo do planeta, formando torres maiores que arranha-céus, durante o trabalho ele ia guardando e colecionando artefatos no qual ele achava interessante. Durante esse processo de colecionar artefatos ele fez em sua casa um grande depósito, que lembra um Gabinete de Curiosidade.   






Wall-e se tornou amigo de uma barata, que para os humanos é um ser extremamente repugnante, para ele era um companheiro para todas as horas, assemelhando-se a um cachorro que faz companhia para o ser humano em todos os momentos. Ele também encontra no meio do lixo uma planta crescendo e a leva para casa.


Então uma nave aterrissa na terra com uma pequena robô, EVA, enviada pela BnL para procurar qualquer vestígio de vida na terra. Wall-e começa a se apaixonar por EVA, ele a leva para casa e então EVA vê a planta que Wall-e havia levado para casa, então ela pega a planta, guarda e manda um sinal para retornar a nave. Wall-e vai atrás dela e se segura na nave e vai junto com ela de volta a Axiom.











 A Axiom esta no controle de um piloto automático, o Auto. As pessoas que vivem lá, são pessoas que dependem totalmente dos sistemas automáticos da nave e se tornaram ao longo do tempo obesos mórbidos. EVA leva a planta até o escaneamento, o que prova que a terra pode ser habitada novamente. Porém, Auto ordena que seus robôs peguem a planta e a destruam. Para poder manter a humanidade longe da Terra, pois a vida na Terra já não existia há muito tempo, e ele queria que continuasse assim.  A planta desaparece e Auto culpa EVA por isso, e é mandada para a seção de reparos, Wall-e ao vê-la na inspeção acha que está sendo machucada e a tira de lá, ao fazer isso, acidentalmente ele liberta vários robôs que estão com defeitos. EVA se irrita com Wall-e e o leva para um lugar para mandá-lo de volta a Terra. Então eles veem dois robôs colocarem a planta, que até então estava desaparecida em uma nave para destruí-la.
Wall-e ao ver que a planta iria ser destruída se lança na nave e a salva e sai antes da explosão. Eva e Wall-e se reconciliam. O capitão vê as gravações da ação do Wall-e e da Terra degradada, então ele decide que a população deve voltar a Terra para ajudar na recuperação dela. Porém Auto não concorda com a decisão do capitão e se revolta contra ele. O capitão assume o controle total da nave e leva todos de volta a Terra e lá todos reconstroem a Terra com a ajuda de humanos e robôs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário