quinta-feira, 21 de julho de 2011

Ressignificação dos objetos

O robô Wall-e, em seu trabalho de juntar lixo para que os humanos possam voltar a Terra traz para o desenho a ressignificação dos objetos, ou seja, Wall-e dá aos objetos feitos pela humanidade um novo significado. Para ele um isqueiro é apenas algo que sai uma chama, a caixinha de um anel de noivado é mais interessante que o anel.

Ele faz essa ressignificação pelo fato de não saber exatamente o que o objeto é, e por ver sempre um vídeo, então ele faz uma associação dos objetos ao vídeo. Em sua casa, onde ele guarda os objetos nos quais ele acha interessante, são todos separados pelas semelhanças que eles têm entre si.

Uma das potencialidades museal e educativa que o filme possui é o fato de ensinar como uma coleção começa e como ela pode ser organizada. No caso do filme Wall-e, ele nos traz uma coleção tão grande que começa a se tornar um Gabinete de Curiosidade, mas de uma forma mais organizada, só não estava exposto pois não tinha ninguém para ver, pois ele achava isso legal. Quando EVA aparece ele mostra a coleção para ela e dança a música do filme com a Calota, no qual ele a ressignifica imitando um chápeu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário